Origem de Cajamar/SP
O nascimento de Cajamar é atribuído à implantação, na década de 1920, de uma fábrica de cimento, a Companhia Brasileira de Cimento Portland, genericamente reconhecida como a primeira de seu tipo no Brasil. Ela foi responsável pelo produto utilizado para a edificação de boa parte da metrópole de São Paulo.
Se situou em Perus, nos arredores da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, a fábrica, uma vez que o local apresentava grande disponibilidade de matéria-prima – o minério das pedreiras de Água Fria, através da Estrada de Ferro Perus-Pirapora, que nunca chegou ao município de Pirapora do Bom Jesus, mas ligava Perus (SP) ao distrito de Água Fria.
Já na década de 1930, um grande contingente de operários, tanto da fábrica quanto das minas, já habitava o distrito de Água Fria, pertencente até então a Santana de Parnaíba. Desse modo, a exploração mineral foi a responsável pelo aparecimento dos primeiros núcleos de povoamento, vilas residenciais operárias. No decênio seguinte, uma lei federal obrigou a substituição do nome de Água Fria, pois havia um distrito homônimo já existente na cidade de São Paulo; em 30 de novembro de 1944, por meio do Decreto Lei nº 14.344, passa a ser designado “Cajamar”. O distrito de Jordanésia e do Polvilho, foram criados de acordo com a Lei Estadual nº 8.092, de 28 de fevereiro de 1964 e Lei Estadual nº 3.198, de 23 de dezembro de 1981, respectivamente.
A primeira vila, hoje demolida, foi construída ao lado da pedreira dos Pires. A seguir, edificaram a Vila do Acampamento e a Vila Nova.
A intervenção estatal no controle de preços do cimento obrigou a companhia, estrangeira, a vender sua empresa em 1951. O Grupo Francesco Matarazzo, o Grupo Votorantim e José João Abdalla, à época, secretário do Trabalho de Ademar de Barros demonstraram interesse na aquisição da mesma. Em conclusão, a Cimento Portland foi adquirida pelo Grupo JJ Abdalla.
Cartório de Cajamar/SP
O Tabelionato de Notas e Registro Civil de Cajamar foi criado no ano de 1939, tendo, inicialmente, sido instalado no Centro do Município de Cajamar.
Atualmente ocupa um moderno prédio localizado na principal avenida do bairro do Polvilho e totalmente adequado ao atendimento da população.
Desde março de 2010, o Cartório é conduzido pela Bacharel em Direito, Priscila Francisco de Paula, que recebeu a outorga da delegação após ser aprovada no Sexto Concurso de Provas e Títulos, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Fontes: Wikipedia e ArpenSP